quinta-feira, agosto 21, 2008

Ser ou não ser...

Recebi por e-mail, há alguns dias, de um certo Andre Silva (será que o conheço? Não por nome... não me lembro) um comentário com relação à minha apresentação do blog, quando digo que não sei quem deve ser chamado artista. Nem mesmo respondi ao e-mail e decidi publicar aqui, não com o objetivo de expô-lo a qualquer tipo de reprovação, mesmo porque fiquei interessado no que me disse... gostaria mesmo de expor a mim e ao comentário à discussão, uma vez que comecei fazendo isso por e-mail com outro amigo, o Danillo. Publico, então, o comentário do Andre Silva, meus e-mails ao Danillo, suas respostas e um trecho do livro de Octavio Paz, "Marcel Duchamp ou o castelo da pureza", que fomenta minha "dúvida":

Andre Silva: "Pôxa meu amigo, meus sentimentos em relação à sua dúvida em ser ou não ser um artista...Para ser um artista é preciso possuir três olhos, três ouvidos e três estomagos....vá até o espelho mais próximo e olhe-se....vou sentir muito se não conseguir enxergar os estômagos...Boa sorte...."

Wesley: "Danillo, você já leu a apresentação do meu blog? Essa semana recebi, por e-mail, o seguinte comentário:

Pôxa meu amigo, meus sentimentos em relação à sua dúvida em ser ou não ser um artista...Para ser um artista é preciso possuir três olhos, três ouvidos e três estomagos....vá até o espelho mais próximo e olhe-se....vou sentir muito se não conseguir enxergar os estômagos...Boa sorte....

Achei engraçado...é de um tal de Andre Silva, que não conheço... achei que ele não me entendeu, mas pelo menos o blog está chegando a pessoas que não imaginava!
Abraço!"

Danillo: "Eu não acho nada demais ter três olhos, três ouvidos e três estomagos....."

Wesley: "Será que eu preciso de um implante? tô com medo de me ver no espelho...vai que não não tenho 3 estomâgos!!"

Danillo: "Uma coisa muito louca é isso de gente que a gente não tem nem o mais remoto contato....lendo e vendo coisas da gente....é coisa pra três estomagos..."

Octavio Paz (fazendo referência ao silêncio de Duchamp em relaçao ao próprio trabalho): ..."O silêncio de Duchamp é aberto: afirma que a Arte é uma das formas mais altas de existência, com condição de que o criador escape a uma dupla armadilha: a ilusão da obra de arte e a tentação da máscara de artista. Ambas nos petrificam: a primeira faz de uma paixão uma prisão e a segunda de uma liberdade, uma profissão."

...pensando bem, ao demonstrar o medo de me ver no espelho, afirmo que sigo na vontade de ser "artista", mas não posso negar a consciência de que tal vaidade dissocia Arte e Vida, portanto é só vaidade... continuam tantas as indefinições!
André, volte a me dizer o que pensa! Na mesma apresentação que você leu digo que meu objetivo em sensiblizar só pode ser completado pelo olhar do outro... o seu e o de todos os que querem tomar parte nessa discussão!

A propósito, obrigado pela visita! Grande abraço!

Um comentário:

TATIANA PORTELA disse...

Òtima toda esta discussão...adorei os 3 estômagos (que o diga Olivier Anquier)
Lembrei de uma fala do Mikel Dufrenne que diz que "o artista não diz, o artista mostra".
Portanto a arte é inefável....
não necessita falar dos estômagos, olhos e bocas.