sábado, maio 05, 2007

Projeto Mural

Quem mora na cidade de Londrina, norte do Paraná, já deve ter se acostumado a ver um jardim que tem sido cultivado nas redondezas da Universidade (UEL). Mas não é um jardim qualquer, com flores plantadas em algum terreno, canteiro ou rotatória. Trata-se de um jardim de flores gigantes, pintadas em paredes bastante altas de casas quase isoladas em meio a paisagem daquela região. Essas flores estão exatamente nos caminhos que levam à Universidade, até mesmo porque elas vêm, em principio, de lá. Para ser mais exato, do Departamento de Artes Visuais, elaboradas por um grupo de alunos coordenados pelos professores Danillo Villa e Ana Fogo. O projeto leva o nome (acho que não poderia ser outro) de Projeto Mural.

Entre as diretrizes do grupo está o direito à beleza. Bem, não tenho a intenção de “elocubrar” sobre as definições possíveis de beleza, senão aquela que propõe tornar a paisagem urbana mais agradável de ser vista. Talvez por isso tenham escolhido pintar flores. Flores são belas.

O Projeto Mural existe há cerca de quatro anos e, claro, nesse período não pintou apenas flores, mas sem dúvida esse é o trabalho que tem dado maior visibilidade. No dia em que essas flores aí das fotos foram pintadas, as pessoas paravam para conversar sobre a possibilidade de pintar suas casas. Até mesmo casas longe dali.
















































































Um comentário:

Priscila Schulz disse...

Wesley,
Bacana o "Projeto Mural", preciso passar por lá para dar uma olhada.