quarta-feira, setembro 12, 2007

Arquivo Íntimo e Plurais na Casa de Cultura da UEL

Amanhã, 13, às 20h30, a Casa de Cultura da UEL abre duas novas exposições. Ocupando a sala principal da casa, a artista paulista Tatiana Portela apresenta seu trabalho “Arquivo Íntimo” no ciclo Arte em Londrina. Do projeto Esquina Aberta participa o grupo Plurais, composto por 12 alunos do curso de Artes Visuais da UEL.

Tatiana Portela expõe até o dia 06 de outubro e o grupo Plurais até 29 de setembro. A entrada é gratuita e monitorias das exposições podem ser agendadas pelo telefone 3322 – 6844 ou pelo e-mail
dap@uel.br

Serviço:
Casa de Cultura da UEL
Rua Mato Grosso, 537
Tel: 3323 - 8562


O Arquivo Íntimo de Tatiana Portela

A herança toda de uma pessoa e sua bagagem de encontros e desencontros pode ser arquivada? Armazenada, retida, defendida? De que modo todas as palavras e gestos podem ser mantidos longe da aspereza do tempo e do esquecimento?

Um relicário das pequenas experiências perecíveis do cotidiano, a obra de Tatiana Portela propõe a hibridização de linguagens em objetos que exigem a experiência e a participação do Outro.

Ainda que o arquivo seja íntimo, as intervenções só surgem das respostas que a artista obtém de quatro idéias: cartas, travesseiro, casa e caco. O Arquivo I é composto de 34 cartas respondidas. No Arquivo II estão 110 fotografias 10x15 da ação estar-junto: dormir e acordar na mesma casa. O terceiro arquivo é composto por travesseiros estampados com a fotografia das pessoas dormindo, documentando os momentos ocorridos. O Arquivo IV guarda objetos das pessoas, cacos de vida partilhada e doada.

Apesar dos mais de 21 meses de pesquisa, o processo poético do Arquivo Íntimo está sendo construído. A artista espera receber ainda muitos cacos, frutos da troca afetiva que se elabora na convivência entre artista e público.


PLURAIS

O exposição coletiva Plurais apresenta as múltiplas poéticas dos artistas Carla Coelho, Estela Tiemy, Estela Triunfo, Fernanda Cola, Luciane Mori, Mavi, Priscila Zietemann, Rafael Pereira, Silvana Oliveira,Talita Cavalcante e Yuri Pretti.
Com tema livre, as propostas vão desde fotografia, cerâmica, pintura até instalação.

Nenhum comentário: