segunda-feira, outubro 01, 2007

70 anos da Exposição Entartete Kunst

Arte Instalação


Associação Livre realiza exposição sobre (in)tolerância na UEL

A recém fundada ASSOCIAÇÃO LIVRE - novo espaço de diálogo, produção e articulação cultural da cidade - realiza happening sobre a intolerância artística no regime nazista


Nas próximas quarta e quinta-feira, a partir das 14h, no Centro de Letras e Ciências Humanas (CLCH) da Universidade Estadual de Londrina (UEL) acontece o evento “Memórias do Nazismo: 70 anos da Exposição Entartete Kunst (Arte Degenerada)”, promovido pelo Centro de Documentação e Pesquisa Histórica (CDPH) com apoio da Associação Livre. Faz parte da programação a exibição dos filmes “Arquitetura da Destruição” e “O Triunfo da Vontade”, seguidas de debates com professores da UEL.


A arte instalação Re(De)Genere fará da sala de eventos do CLCH um espaço interativo de reflexão sobre a intolerância, a partir da reinterpretarão da exposição do Partido Nacional Socialista Alemão “Arte Degenerada” de julho 1937. O evento realizado em Munique reuniu obras de artistas modernos para mostrar ao público que a arte moderna seria um desequilíbrio alienante resultado da conjugação do dinheiro capitalista com a cultura de massa manipulada pelos comunistas. A arte foi utilizada como uma arma de indução, um forte veículo de propaganda ideológico-partidária, o artista "perfeito" seria aquele que reproduziria a Alemanha "perfeita" sob a luz da eugenia.


A concepção da arte instalação é da artista plástica Gabriela Canale, representante legal da Associação Livre, entidade que tem por princípio ser um espaço de reflexão e realização de práticas artísticas inclusivas, participativas e tolerantes. “Pensar e criar a partir de um tema tão pesado foi um processo doloroso. Mergulhar num universo que aprisiona o artista e que o anula me inspirou a criar uma obra que refletisse sobre o preconceito e a intolerância, dois motores essenciais das grandes atrocidades humanas. A intenção é fazer o público refletir seus próprios preconceitos, fazê-lo perceber o que há de algoz e de vítima em si”, explica Gabriela Canale.

Serviço:

Exposição Re(de)genere
Local: Sala de Eventos do CLCH - UEL
Data: Dias 3 e 4 de outubro
Horário: 9h às 11h e 14h às 21h



Contato:

gabicanale@associacaolivre.com

2 comentários:

Anônimo disse...

Olá.
Uma bao surpresa te encontrar aqui na internet.
Obrigada por divulgar nosso evento.
A propósito, quem é você?
Fiquei curiosa.
abraço

Wesley Stutz disse...

Oi, Gabi, me Formei em Educação Artística aí na UEL no ano passado. Continuo trabalhando com o Projeto Mural, com o Danillo Villa, no dpto de Artes mesmo. A propósito, como soube que eu havia publicado esse post aqui? Abraço!!Se quiser entrar em contato me adicione: w.stutz@hotmail.com